Contagem regressiva para o Festiqueijo 2022

28/04/2022

Depois de dois anos sem acontecer, o Festiqueijo volta com força total, trazendo inúmeras novidades. A Capital Brasileira do Futsal, terra do queijo e da faca, selecionou seus melhores ingredientes para a retomada presencial do Festiqueijo. O melhor da gastronomia e dos vinhos, o sorriso no bem receber, o abraço que ficou guardado por dois anos, a música que traduz a alegria dos barbosenses, a diversidade cultural na formação da população local e, claro, muito queijo. Esta é a receita da 31ª edição do Festival que vai acontecer de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, em Carlos Barbosa. Algumas novidades foram apresentadas na noite de quarta-feira, 27, em Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country, para aproximadamente 200 convidados, entre eles autoridades, jornalistas e influenciadores.

Para trazer à tona a pluralidade dos povos responsáveis pela formação da população de Carlos Barbosa, a diretoria criou a Vila das Etnias, que vai receber o visitante na Rua Coberta, ao lado do Salão do Festiqueijo, com um pouco de cada cultura. Casas típicas, artesanato e produtos culturais enriquecerão o espaço, além de valorizar e preservar a história de 12 etnias que tiveram participação na formação da cidade. O destaque será para os Italianos, Alemães, Suíços e Poloneses, estes dois últimos tendo Carlos Barbosa como seu berço no Rio Grande do Sul. Mas também serão reverenciadas as etnias: Índios, Luso-Brasileiros, Franceses, Espanhóis, Austríacos, Holandeses, Africanos e Ucranianos. “Com isso, queremos preservar vivas as tradições de nossos antepassados”, enfatizou o presidente do 31º Festiqueijo, Cláudio Chies. Já no clima da 31ª edição, quatro casais devidamente caracterizados com a vestimenta das principais etnias participaram do lançamento, dando uma prova do que será apresentado durante o Festival.

Estreando no Festiqueijo, a Área Vip chega trazendo maior conforto aos visitantes que desejam saborear os aromas e sabores do Festival num ambiente com espaço para sentar e curtir a programação. O projeto segue o exemplo de um mezanino com capacidade para cerca de 80 pessoas, que terão um serviço diferenciado, assim como uma ambientação temática. “Vamos ampliar o aconchego do Salão, criando mais uma opção que garantirá maior comodidade”, destaca Chies.

O convite para viver as experiências que o evento proporciona foi reforçado por Clóvis Tramontina, vice-presidente do Festiqueijo. O lançamento contou com o prestígio da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, representando o Governo do Estado.

Os novos trajes das soberanas

Durante o lançamento, foram apresentados os novos trajes das soberanas. As cores da marca turística de Carlos Barbosa foram a inspiração. A cor laranja, que faz alusão à ACBF, aparece no tafetá de seda do traje da Senhorita Festiqueijo, Kelly Cristina Guedes. Em modelagem ampla e com recorte ombro a ombro, o vestido também é composto por uma saia em renda rebordada em pedrarias, com o mesmo acabamento na parte superior do vestido. A renda e o zibeline, em dourado, remetem a faixa amarela da marca turística, que representa os queijos produzidos na cidade, principais atrativos do Festiqueijo. Já para o traje da Dama de Companhia, Brenda Pagliarini Sartori, em modelagem ampla com saia em zibeline e renda rebordada em tons de dourado, foi utilizado tafetá na cor ferrugem que representa o laranja e o marrom da marca turística e também uma forma de remeter lembrança à Estação Férrea do Parque da Estação.

Identidade visual

O cartaz oficial do evento foi apresentado pelo integrante da diretoria do Festiqueijo e Secretário de Desenvolvimento Turístico, Indústria e Comércio de Carlos Barbosa, Fábio Rogério Basso. Segundo Basso, a intenção é trazer um novo olhar sobre o evento, depois de dois anos de espera para a maior festa de Carlos Barbosa. “Nesta edição, os festejos ganham sofisticação e a imagem de referência da campanha destaca o protagonista da festa: o queijo e suas variantes”, explicou. O Secretário ressaltou ainda que toda a campanha foi pensada em evidenciar os produtos nobres, as soberanas, que representam a hospitalidade do povo barbosense em bem receber, juntamente com a logomarca do Festiqueijo.

Marcas já confirmadas

Durante o lançamento também foram anunciadas nove queijarias e nove vinícolas já confirmadas para participar a 31ª edição. São elas: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijiaria Somacal, Casa Garcia, Casa Valduga, Vinícola Garibaldi, Vinícola Aurora, Miolo Wine Group, Vinícola Preducci, Vinícola Don Nanetto, Vinícola Vaccaro, Amitié Espumantes e Vinhos Finos. Também participarão Bebidas Sarandi, Café Onze e Estação do Pão.

Serão cinco finais de semana com muitas atrações e experiências, aromas e sabores que estão intimamente ligados à cultura regional. Acompanhando as mudanças no comportamento de consumo geradas pela pandemia, a diretoria vem maturando ideias para apresentar novidades que vão revitalizar o evento. O presidente do Festiqueijo 2022 destaca o envolvimento da comunidade e o desejo do reencontro. “O trabalho colaborativo já faz parte da história do Festiqueijo que atrai milhares de visitantes justamente pelas suas características regionais. Estamos todos ansiosos para nos reencontrar, rever e brindar com amigos. Temos certeza que será uma edição histórica, que marca a retomada da celebração das boas coisas da vida”.

Assim como nos anos anteriores, o Festival acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa reunindo queijarias e vinícolas que oferecem aos visitantes a degustação de dezenas de variedades de queijos, vinhos, espumantes e suco de uva, além de pratos típicos da culinária regional. Na programação, eventos paralelos estão sendo organizados para envolver ainda mais a comunidade, além de completar a experiência do turista. Em 2019, o público foi de quase 30 mil pessoas. Foram consumidos 12.600 kg de queijo, 33.600 garrafas de vinhos e espumantes e 4.948 kg entre polenta, espetinho, galeto e salsichão. A expectativa dos organizadores para este ano é que o Festival seja visitado por um público 20% superior ao da última edição.

DIRETORIA

Cláudio Chies - Presidente

Clovis Tramontina - Vice-Presidente

Fabio Rogerio Basso - Diretor de Gestão Pública

Marcius Dal Bó - Diretor de Marketing e Planejamento

Lari José Audibert - Diretor de Infraestrutura

Roberto Bavaresco - Diretor de Suprimentos

Leda Elisabete Regla - Diretora Cultural

Claudia Atuatti Barsé- Diretora Financeira Contábil

Vanderlei Rodrigues Schneider - Diretor de Controladoria Pública

Angelita Morari Canal – Secretária

Senhorita Festiqueijo – Kelly Cristina Guedes

Dama de Companhia - Brenda Pagliarini Sartori

SERVIÇO

O que? 31º Festiqueijo

Quando? De 1º a 31 de julho, somente de sexta a domingo

Local? Salão Paroquial da Igreja Matriz de Carlos Barbosa

Horários: Sextas-feiras: 14h às 23h; Sábados: 11h às 23h; Domingos: 10 às 17h

Crédito fotos: Lynkon Mollossi

Outras notícias

Acompanhe nossas notícias e fique sabendo de tudo do festival.

Mais Notícias

Patrocínio

Apoio

Realização